segunda-feira, 15 de maio de 2017

A FONTE E A FLOR



  A FLOR E A FONTE
“Deixa-me, fonte!” Dizia
Vicente Augusto de Carvalho (Santos, 5 de abril de 1866 — Santos, 22 de abril de 1924) foi um advogado, jornalista, político, abolicionista, fazendeiro, deputado, magistrado, poeta e contista brasileiro.
A flor, tonta de terror.
E a fonte, sonora e fria
Cantava, levando a flor.

“Deixa-me, deixa-me, fonte!”
Dizia a flor a chorar:
“Eu fui nascida no monte...
Não me leves para o mar.”

E a fonte, rápida e fria,
Com um sussurro zombador,
Por sobre a areia corria,
Corria levando a flor.

“Ai, balanços do meu galho,
Balanços do berço meu;
Ai, claras gotas de orvalho
Caídas do azul do céu!...”

Chorava a flor, e gemia,
Branca, branca de terror.
E a fonte, sonora e fria,
Rolava, levando a flor.

“Adeus, sombra das ramadas,
Cantigas do rouxinol;
Ai, festa das madrugadas,
Doçuras do pôr do sol;

Carícias das brisas leves
Que abrem rasgões de luar...
Fonte, fonte, não me leves,
Não me leves para o mar!”
                    *
As correntezas da vida
E os restos do meu amor
Resvalam numa descida
Como a da fonte e da flor...

12 comentários:

  1. Nossa, fiquei muito feliz por ter encontrado esse blog!
    Meu pai tinha um livro desse (acho que não tem mais), e quando eu era criança ficava incessantemente lendo esses textos e vendo essas ilustrações. Esse livro foi umas das coisas mais marcantes da minha infância: todo o meu mundo interior, toda a minha imaginação e grande parte das minhas lembranças derivam dele. Gostaria de agradecer imensamente pelo blog e pelas lembranças maravilhosas que ele me trouxe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, eu é que agradeço a sua visita ao meu Blog. Essa coleção fez a minha alegria, oásis dentro da escola. Obrigado

      Excluir
    2. Tenho 60 anos e esse foi o primeiro poema que li. Nunca esqueci. Lindo.

      Excluir
  2. Olá boa tarde tudo bem eu amo esse livro. Essas bela história foi passa para mim pelo meu pai e agora eu gostaria de ler para meu filho só que no passar dos anos o livro acabou sumindo algumas páginas e eu queria completar ele tem como vcs me mandarem essas páginas por e-mail são elas 13e14 a feiticeira e 19e20 miqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me responder tão tardiamente. Mande seu e-mail que posso enviar as páginas.

      Excluir
  3. Meu Deus nem acredito no que estou vendo 🥺 a página do livro que tinha em casa. Era a poesia que mais me atraía. Esse desenho sempre esteve em minhas lembranças 😭😭

    ResponderExcluir
  4. Tem algum lugar que eu possa adquirir estes livros? Eu amo ❤️.Acabei perdendo-os ao longo os anos.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Qual o nome do livro que contém esse poema? Minha mãe lia na infancia e eu gostaria de comprar o livro para ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse poema está em um volume de As mais Belas Histórias de Lucia Casassanta.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  6. Meu imaginário infantil foi povoado pelas Belas Histórias reunidas pela professora Lúcia Casassanta e por Monteiro Lobato. Depois vieram as fábulas de Esopo. Em casa tinha os 4 volumes de AS mais belas histórias. Gratidão por me trazer recordações tão doces. Marta.

    ResponderExcluir